A colonização do Município de Nova Alvorada-RS iniciou-se pelos anos de 1915, por Imigrantes Italianos e seus descendentes.
Em busca de vida nova, com espirito de luta e muita coragem, os Imigrantes Italianos desbravaram a mata, abriram picadas e instalou-se aqui em Nova Alvorada.
Traziam a família, ferramentas, sementes, experiências de trabalhos e, sobretudo, uma vontade de vencer na vida.
Apesar do sofrimento pela sobrevivência, era um povo unido, alegre, solidário e trabalhador.
Os primeiros imigrantes que chegaram em Nova Alvorada, foram as famílias de:
VICENTE GUERRA: Instalou a primeira casa de comércio na Vila.
JOÃO ROMANINI: Era Agricultor.
ANTONIO FORMAGINI: Era Carpinteiro e Agricultor.
AUGUSTO FORMAGINI: Era Carpinteiro e Agricultor.
LUIZ MARAFON, JOÃO MARAFON E ALÉCIO MARAFON: Instalaram o primeiro moinho.
BEPINO E BATISTA SCANDOLARA: Eram comerciantes e instalaram um armazém.
ARÁBIO (ÁRABE): Instalou um pequeno botequim.
As atuais Ruas e Avenidas foram abertas pelos imigrantes, sendo suas ferramentas foice, machado, picaretas, enxadas, etc.
Os meios de transporte eram carroças puxadas por mulas.
Os produtos eram levados até Passo Fundo onde eram feitas as compras de mercadorias pelo comerciante Vicente Guerra.
O Senhor Vicente Migliorini era comerciante sendo o primeiro morador a adquirir um caminhão para transporte dos produtos e mercadorias.
Os imigrantes que se estabeleceram em Nova Alvorada eram, em sua maioria, oriundos dos Municípios de Alfredo Chaves e Veranópolis.
NOMES:
NOVA ALVORADA teve os seguintes nomes:
- POVOADO DOS GUERRA
- POVOADO NOVO
- ALVORADA
- NOVA ALVORADA
ORIGEM
Inicialmente, quando os primeiros imigrantes deixaram sua Pátria e vieram para o Sul do Brasil, a fim de que aqui encontraram uma vida mais promissora, batizaram essa região com o nome de POVOADO NOVO, expressando seus sentimentos de esperança com a terra que viriam colonizar.
Além de dedicarem-se ao cultivo da terra, instalaram aqui, as casas de comércio, escolas e, em seguida, Igrejas. Assim a infra-estrutura necessária à formação de um Município foi se tornando uma sólida realidade.
A vida foi crescendo e fez-se necessário traçar as ruas para a venda dos lotes.
Foi então chamado um agrimensor, morador de Camargo, para realizar o traçado. Como o nome era Povoado Novo, sugeriu um outro nome. Depois de alguns dias, enviou para a comunidade o nome sugestão “ALVORADA”.
O povo aceitou e desde então passou a chamar-se ALVORADA.
Emancipada, Alvorada passou a ser “NOVA ALVORADA”, porque o Estado não permitia dois Municípios com o mesmo nome, como no Estado do Rio Grande do Sul, já existia um Município com o nome de ALVORADA, a opção foi NOVA ALVORADA.
Nova Alvorada localiza-se na região do Planalto Meridional do Rio Grande do Sul, na Microrregião n° 312 - Colonial do Alto Taquari.
Com uma área de 148 Km e a uma distância de 243 Km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
DISTRITOS:
Primeiro Distrito: O da SEDE de Nova Alvorada
Segundo Distrito: O de General Cadorna
LIMITES:
O Município de Nova Alvorada limita-se com:
NORTE: Com os Municípios de Camargo e Vila Maria.
SUL: Com o Município de Itapuca.
LESTE: Com os Municípios de União da Serra e Montauri.
OESTE: Com os Municípios de Itapuca e Soledade.
DIVISÃO POLÍTICA
No final da década de 80 a comunidade de Alvorada crescia de forma diversificada, os líderes comunitários oprimidos pelo abandono do município mãe e sentindo a necessidade de uma administração mais próxima deram início ao movimento emancipacionista.
Depois de várias reuniões e alguns contatos em 04 de abril de 1987, foram iniciados os trabalhos que norteavam a luta pela conquista da emancipação. Foi formada uma comissão Pró-emancipação, que encaminhou a documentação exigida por Lei. O lema que norteou toda a campanha emancipacionista foi: “EMANCIPAR PARA PROGREDIR”.
Em novembro do mesmo ano houve a entrada de um mandato de Segurança no Tribunal de Justiça contra a emancipação. A Comunidade de Nova Alvorada se uniu e lutou, conseguindo que o mandato fosse retirado do judiciário.
Foi então marcada a consulta plebiscitária que ocorreu em 24 de abril de 1988, quando a maioria dos votantes (90%) manifestaram-se favoravelmente à emancipação.
Através da Lei nº 8.632 de 12 de maio de 1988, assinada pelo então Governador do Estado, Dr. Pedro Simon, foi criado o município de NOVA ALVORADA sendo toda a sua área desmembrada do Município de Arvorezinha.